Especialidades

Conheça as nossas especialidades:

Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência e ao acompanhamento do desenvolvimento físico e psíquico das crianças. Previne, diagnostica e trata situações patológicas ou doenças, sendo responsável pelo bem-estar da criança, desde a fase da concepção até à adolescência, dos 0 aos 20 anos.

Na pediatria também está incluída a função de puericultura, que é uma atividade caracterizada pelo cuidado da criança, e prestação de assistência aos pais e familiares, com orientações quanto à alimentação e cuidados básicos da saúde, tais como:

• Aleitamento materno

• Vacinas

• Exames periódicos

• Crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor

• Prevenção de acidentes e primeiros socorros

Pediatria com foco em Hebiatria

Atendimento pediátrico com foco e atenção às características comuns aos jovens na faixa etária dos 12 aos 20 anos, contemplando as questões de saúde e demais temas relacionadas a fase da puberdade, tais como, vacinação, estirão de crescimento, maturação sexual, mudanças físicas típicas deste ciclo da vida, além de lidar com as transformações psicossociais comuns a esta faixa etária.

 

Hematologia

Na especialidade de Hematologia, o atendimento à crianças e adolescentes contempla avaliação, diagnóstico, seguimento e tratamento das principais doenças hematológicas que vão desde todos os tipos de anemias, passando pelas plaquetopenias, leucopenias, distúrbios de coagulação.

 

Oncologia

Na área de oncologia pediátrica, o atendimento é direcionado às crianças e adolescentes acometidos de todas as formas de cânceres, desde avaliação inicial, diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento. 

 

Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos). Tais alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

O endocrinologista pediátrico é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados ao sistema endócrino na infância e adolescência, cuidando do crescimento, tireoide, diabetes, distúrbios de diferenciação sexual, obesidade e alterações de metabolismo.

Infectologia

O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como dengue, COVID-19, varíola dos macacos, gripe H1N1, sarampo, toxoplasmose, hepatite viral ou HIV.

Além disso, o infectologista também é responsável pelo controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), resistência microbiana e imunizações, tendo uma importante função nas campanhas de vacinação e orientações sobre medidas para combate e controle de surtos de processos infecciosos, como endemias, epidemias e pandemias.

É importante consultar um infectologista no caso de infecções agudas ou crônicas, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Clínico Geral

O clínico geral conhece o corpo humano de forma ampla e tem a capacidade de tratar doenças que não precisam de um cuidado específico ou, se for preciso, sabe dizer exatamente para qual especialista você deve ser encaminhado, de acordo com os seus sintomas.

Justamente por isso a atuação desse especialista é tão importante. O clínico geral pode tratar inúmeras doenças, sendo algumas delas:

Alergias; anemia; diabetes; dores nas costas; infecções gerais, como de de pele, intestinais, urinárias; dores nas articulações; depressão leve; doenças cardíacas em estágios iniciais; pressão alta ou baixa; gastrite; refluxo; doenças de pele mais comuns, como micoses, dermatites, urticária; prescrição de vacinas.

Geriatria

A geriatria, em linhas gerais, é a especialidade médica que estuda aspectos ligados ao envelhecimento. O geriatra é um médico com uma visão holística e global do paciente, que atua na gestão da saúde do ser humano integralmente. Isso em diferentes âmbitos: da prevenção, a indicação de vacinas, ao acompanhamento de exames anuais, bem como suporte psicológico ao paciente e familiares.

O médico geriatra é treinado nas principais doenças que acometem a população idosa, podendo com frequência fazer o diagnóstico e tratamento, e centralizar o tratamento de várias doenças do paciente. O geriatra pode compor o tratamento com quaisquer especialistas que o paciente já esteja se consultando. Trabalha em conjunto com outros especialistas da medicina caso necessário.